27 Flares Twitter 0 Facebook 14 Google+ 7 Pin It Share 1 LinkedIn 5 27 Flares ×

 

desenvolvimento de equipe

Assim como os indivíduos mudam e amadurecem, as equipes também passam por etapas de desenvolvimento. Na metade da década de 60, Dr. Bruce W. Tuckman, professor da Universidade do Estado de Ohio, desenvolveu o que se tornou um dos mais importantes modelos para descrever as fases de desenvolvimento de uma equipe. Este processo básico envolve quatro etapas:

1- Formação: durante o período “Formação” do desenvolvimento de equipe, os membros normalmente estão muito motivados em participar do grupo e interessados no trabalho que vai ser feito. Enquanto o time está se desenvolvendo, os membros ainda se tratam como estranhos.

Eles podem ter altas expectativas para a equipe, e, como resultado, podem também sentir certa ansiedade em relação a como eles vão se ajustar neste grupo. A função principal da equipe nesta fase é desenvolver uma estrutura, objetivos e papéis muito claros, para que os membros desta equipe possam desenvolver individualmente um senso de confiança e se sentirem parte da mesmaequipe.

2- Desordem: enquanto o time está amadurecendo, os membros podem descobrir que a equipe não está atendendo todas as expectativas. Eles podem começar a se sentir frustrados e ter dificuldades em responder às diferentes opiniões e conflitos. É importante que na fase “Desordem”, o gerente ajude os membros da equipe a lidarem com os desentendimentos. Uma redefinição dos objetivos, papéis e tarefas da equipe podem ajudar os membros a passar por esta fase de turbulência e progredir para um passo mais concreto, rumo ao desenvolvimento.

3- Normatização: durante a fase “Normatização” de desenvolvimento de equipe, as pessoas começam a se sentir parte do time e percebem que podem fazer mais e serem mais eficientes em seu trabalho se aceitarem os pontos de vista dos outros. Os membros da equipe já aprenderam a resolver suas diferenças e estão se tornando mais flexíveis e mais conscientes em relação às suas expectativas. Neste momento, começam a criar seus próprios apelidos (e dos outros) e aprendem a se divertirem juntos.

4- Performance: na fase “Performance”, a equipe aprendeu a desenvolver um ambiente aberto e confiável, no qual membros se sentem satisfeitos com o progresso da equipe e se sentem confiantes com suas contribuições individuais e com as de seus colegas de trabalho. Este time desenvolveu uma atitude “vamos à luta” e os membros desejam se ajudar mutuamente na execução das tarefas e nas responsabilidades. As conquistas são medidas e comemoradas.