101 Flares Twitter 7 Facebook 33 Google+ 11 Pin It Share 1 LinkedIn 49 101 Flares ×

O maior evangelista do “Faça o que você ama” foi Steve Jobs.

Quem nunca ouviu trechos de seu discurso como paraninfo na Universidade de Stanford, em 2005?

“Você tem que descobrir o que ama. Isso é verdadeiro tanto para seu trabalho quanto para com as pessoas. Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz”, disse Steve Jobs.

Pessoas bem sucedidas amam seu trabalho, não porque as faz ricas, mas porque não teriam ficado tão ricas fazendo algo que odiassem. Você precisa amar o que faz, porque então não lhe parecerá um trabalho e você terá energia suficiente para se beneficiar dele. Só essa paixão bastará para resolver 90% dos problemas de qualquer emprego.

Eis mais um truque: sempre finja que você é um autônomo, que trabalha para si mesmo. Nesse caso, seu desempenho será notável. É um truque simples, mas funciona. Se você acha que não está amando seu trabalho ou que seu desempenho não é bom, peça uma reunião com seu chefe imediatamente.

Se a situação não melhorar, demita-se (e a seu chefe) e vá fazer outra coisa.

Jamais quero que alguém trabalhe para mim se essa pessoa não quiser trabalhar na empresa. Da mesma forma, você tampouco deve querer permanecer num emprego em que se sentir assim. A vida é muito curta e o trabalho é importante demais para permanecer em uma situação que não está dando certo.

Embora você deva se esforçar para amar seu trabalho, deve sempre esperar que a merda atinja o ventilador todo dia. Isso vai prepará-lo para enfrentar todos os dias de trabalho e vai manter você antenado.

Quando você tiver certeza de que ama o que faz, nunca se detenha nem desista. Se houver um muro de concreto à sua frente, você deve atravessá-lo.

A vida é difícil, independentemente de qualquer coisa, mas trabalho duro e perseverança a tornam muito mais fácil.