58 Flares Twitter 6 Facebook 4 Google+ 29 Pin It Share 1 LinkedIn 18 58 Flares ×

As empresas precisam de resultados rentáveis para gerar mais empregos. Por trás desse conceito e para fazer a diferença precisam de profissionais que busquem sair da zona de conforto, onde assumir riscos (calculados) fazem parte da vida de qualquer um.

empregabilidade 1

Abaixo alguns diferenciais destacados pelo mercado.

Liderança – Assumir a liderança é resultado de dominar a área em que atua. É saber lidar e interagir com pessoas. Não precisa ser “chefe” para exercer a liderança nem “mandar em pessoas”, pois um bom líder é aquele que é seguido pelas suas atitudes, pela sua ética e sua determinação. É uma pessoa que se posiciona no momento certo, buscando sempre contribuir com melhorias e fazendo a diferença e equilibrando a competência técnica e comportamental.

Comunicação – A comunicação é uma das mais importantes competências comportamentais. É fundamental que as pessoas saibam se expressar, passando de maneira objetiva e direta o que realmente desejam falar. Isso, sem dúvida alguma, torna-se um expressivo diferencial.

Flexibilidade e capacidade de adaptação a mudanças – A flexibilidade é fator importante nos dias de hoje, pois a todo o momento temos modificações nas organizações e temos que nos adaptar o mais rápido possível, nos tornando mais ágeis nos constantes processos de transformação presentes ao nosso dia a dia.

Entusiasmo para aprender – Não dá para ficar na zona de conforto, é necessário ser curioso, buscar novos desafios, aprender sempre mais para ampliar sua visão sistêmica, ser mais dinâmico com sede de conhecimento.

Conhecimento de idiomas e informática – Com as empresas cada vez mais ampliando seus mercados dominar outros idiomas e os recursos oferecidos pela informática são fundamentais e fazem a diferença na hora da contratação e no desenvolvimento das pessoas.

Engajamento nos resultados da equipe – O ideal não é trabalhar sozinho. Em equipe geramos melhores resultados, por isso as organizações precisam de pessoas engajadas e que tenham esse espírito de trabalhar em grupo.

Ambição de carreira – Pessoas que têm ambição de carreira são as que ficam na zona de aprendizado, que buscam resultados diferentes e, para isso, desafiam-se a todo o momento. Surpreenda sempre, pois isso é um grande diferencial para todo profissional. Porém, a chave para alcançar o sucesso é descobrir qual sua ambição e saber usá-la. Pergunte a si mesmo: “O que eu gosto?”; “Em que sou bom?”. Quem conseguir definir melhor essas questões poderá focar melhor seus objetivos.


Escrever com clareza e de acordo com cada situação –
 Uma boa ortografia e clareza nas palavras ajudam muito na hora de apresentar um projeto. Por essa razão treine, exercite e procure fazer sempre o seu melhor, pois quanto mais leitura você fizer, melhor será a sua escrita. Situações adversas podem acontecer a qualquer momento. E nessa hora é importante saber como agir, não por impulso, mas sim de maneira mais adequada com cada situação.

Ser criativo ao resolver problemas e tomar decisões – Desenvolva sua capacidade criativa para resolver problemas. Sempre que possível, sugira novas ideias e aproveite onde você domina o assunto e faça a diferença. É importante também que o profissional tenha convicção e atitude na tomada de decisão, porque ficar em “cima do muro” não adianta e tampouco será o caminho para solucionar os problemas.

Se alguém vai fazer a diferença na sua vida, é você mesmo. Não dê essa oportunidade para os outros, tome a “rédea” de sua carreira. Inclusive, sugiro que crie um mapa de oportunidades para inicialmente despertar interesse. Mesmo sabendo que sorte e oportunidade só acontecem para quem está preparado, esse mapa deve conter: em curto e médio prazo, as ideias de onde você está e até onde quer chegar. Uma vez que isso for definido, gere ações para atingir suas metas com prazos.