53 Flares Twitter 6 Facebook 18 Google+ 16 Pin It Share 1 LinkedIn 12 53 Flares ×

Usado para identificar aquelas pessoas que conseguem superar dificuldades e desafios e se fortalecerem a partir destas situações adversas, o conceito de resiliência sempre esteve ligado à capacidade de flexibilidade de objetos e materiais que voltam ao estado natural após sofrerem pressão, como é o caso de uma mola, por exemplo.

A importância da resiliência para carreira é grande. “No fim do dia, quem cresce na empresa, além de ter competência, é quem, de fato, é resiliente”, diz Yuri Keiserman, diretor executivo da Vetor Editora, que comercializa a EPR (Escala dos Pilares da Resiliência), teste organizacional que avalia o potencial de resiliência de profissionais.

Resiliencia

Confira quais são os pilares comportamentais em jogo na resiliência:

1 1 – Encarar mudanças e dificuldades como oportunidades

É aceitar que a mudança é uma oportunidade de crescimento, ter a visão de que as adversidades enfrentadas trazem essa possibilidade.

2 2 – Autoconfiança

É a pessoa se sentir confiante para enfrentar desafios.

3 3 – Autoeficácia

É acreditar na competência, se sentir capaz.

4 4 – Bom Humor

As pessoas que tem bom humor se esforçam para tornar o ambiente mais leve em situações difíceis.

5 5 – Controle emocional

Quem tem autocontrole consegue expressar adequadamente sua emoções o que permite enfrentar melhor situações difíceis.

6 6 – Empatia

No ambiente de trabalho, as relações podem ficar desgastadas porque são intensas e frequentes, por isso a importância da empatia é extrema.

7 7 – Independência

É não ter o receio de travar, de empacar.

8 – Otimismo

As pessoas com esta característica têm esperança no que está por vir em suas vidas.

9 9 – Reflexão

Ter a capacidade de analisar e refletir quando o mundo está desabando ao seu redor é um dos pilares que apoiam uma pessoa de atitude resiliente.

110 – Sociabilidade

Está ligada ao bom relacionamento interpessoal. Quem tem esta característica consegue criar vínculos com as outras pessoas. Quem desenvolve a sociabilidade apoia a equipe e é apoiado por ela.

111 – Valores positivos

Pessoas que seguem seus valores e princípios acabam sendo mais resilientes, Cada um tem seus próprios valores, ter essa orientação é que é muito importante.