19 Flares Twitter 3 Facebook 10 Google+ 3 Pin It Share 0 LinkedIn 3 19 Flares ×

Dizem que viver é fazer escolhas. E a carreira é uma das mais importantes. É possível que seja exatamente na necessidade frequente de fazer escolhas que se esconda a grande causa da ansiedade humana. Sim, pois a escolha pressupõe, em geral, várias renúncias. Ao escolher um sabor de sorvete, você está abrindo mão de todos os outros sabores. Portanto, a escolha nos dá menos do que o que perdemos, e isso gera um desconforto interno, chamado ansiedade, que tende a desaparecer, ou diminuir, depois da escolha feita.

Se essa premissa vale para o sorvete, imagine para a carreira. Escolher uma significa não escolher tantas outras, e, como não se muda de carreira como de camisa – ainda que seja possível mudar –, é prudente escolher com qualidade, e planejar os passos com a precisão possível.

Carreira 1

Olhar a carreira na perspectiva do tempo, do futuro, tem um quê de previsão, e praticar o exercício da previsão, que é o mesmo que tentar vislumbrar todos os caminhos que podem levar ao destino desejado, e optar por aquele que é o melhor. O duro é saber qual é esse melhor.

E, nesse caso, adivinhação não adianta. O que adianta é informação, capacidade para processar essa informação, lucidez para vislumbrar todas as opções, habilidade para separar as melhores e, finalmente, coragem para decidir. Max Weber chamava essas informações já tratadas de evidências, e alertava para sua importância.

Entretanto, o próprio Weber preocupava-se com o fato de que as evidências são percebidas pelas pessoas através do aparelho psicológico de filtros, nos quais encontramos o sistema de crenças e os desejos da pessoa. Em outras palavras, não é suficiente ter boas informações, é preciso também saber o que se deseja, que preço se está disposto a pagar, qual seu conjunto de valores e assim por diante.

Quanto à escolha da carreira, é possível que você seja informado, por exemplo, que o mercado para pianistas clássicos é pra lá de restrito. Isto é informação. Mas se esse é mesmo seu grande sonho, e você acredita fortemente em seu potencial, a restrição do mercado passa a ser relativa, pois, para os grandes talentos, os espaços sempre se abrem. Daí para frente, o que vale é o planejamento bem feito.