43 Flares Twitter 5 Facebook 19 Google+ 8 Pin It Share 0 LinkedIn 11 43 Flares ×

Mas, afinal, o que é Capital Intelectual?

 

Conhecimento

 

Para Stewart (1998, p. 13), Capital Intelectual é a soma dos conhecimentos de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva, ao contrário dos ativos, com os quais os empresários e contadores estão familiarizados – propriedade, fábrica, equipamentos, dinheiro. Constituem a matéria intelectual: conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência, que pode sr usada para gerar riqueza.

E quais são as ações práticas, ao alcance de todos, para construção de um poderoso capital intelectual?

Não são difíceis de serem levadas a efeito, embora requeiram muita disciplina, compromisso com a continuidade e até mesmo um certo sacrifício, porém tudo recompensado pleos resultados.

Então, vamos lá:

1 – Ler muito, intensamente, sobre todos os assuntos em que a curiosidade deitar os olhos e de forma seletiva.

2 – Informar-se sobre tudo, descartando o entulho que as vezes invade a caixa de entrada e a tela das nossas mídias eletrônica.

3 – Falar menos e ouvir mais, discordar menos e entender mais, concluir menos e ponderar mais, dentre muito outros comportamentos de abertura para o mundo.

4 – Jamais ficar em dúvida sobre nada! Não ficou claro? Pergunte!

5 – Ler biografias de homens e mulheres que se notabilizaram epla transformação que fizeram no mundo.

6 – Terminou seu curso de graduação? Comece outro! Não dê trégua para sua capacidade de aprender.

7 – Viaje, viaje muito, sobretudo para países com forte presença no desenvolvimento cultural no mundo.

8 – Menos churrasco e pizza, mais cinema de qualidade, teatro e livros.

9 – Seja o melhor que puder em tudo que você faça. Assuma posições e lute por elas.

10 – Não deixe sua experiência ficar esquecida e inerte. Escreva seus sentimentos, idéias, descobertas, percepções e tudo o mais que tenha feito.

11 – Abra-se para novas experiências.

12 – Saia da ostra! Interaja com a vida onde ela está acontecendo.

13 – Desligue todos os seus aparelhos eletrônicos por algumas horas por semana e se permita ouvir o próprio silêncio e refletir sobre as coisas da vida. Reserve tempo para conversar sobre amenidades.

14 – Ministre palestras, cursos, encontros sobre assuntos que mais aprecia e estará aprendendo imensamente.

15 – Olhe os cenários atuais de forma diferente, sempre se perguntando se não haveria neles um novo composto, um detalhe mais precioso ou pelo menos como eles poderiam convergir de maneira diferente para os espaços do seu interesse.

16 – Sempre que puder, delete aquilo que faz no ‘piloto automático’ e recomece, faça diferente, renove, inove, enfim, fuja da zona de conforto da rotina e mergulhe fundo no oceano das possibilidades infinitas.

17 – Se já sabe fazer, procure entender por que funciona e como funciona.

18 – Já que o mundo é multifacetado, olhe para ele de forma aventureira, dispondo-se a apreciar todas as suas nuances, fugindo da tendência de estreitamento de visão.

19 – Dê problemas e desafios para sua mente! Ela vai ficar entretida com as buscas de soluções e seráa todos os dias melhor.

20 – Finalmente: não pare de sonhar, de imaginar, de mentalizar estágios e cenários melhores nos quais você seja o foco da excelência e o seu capital intelectual entenderá, enfim, que é isso que você quer e criará as condições para que se concretize!

Sucesso!