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O papel da empresa na formação e manutenção da equipe

 

Nos dias atuais, para preservar sua existência e sua participação no mercado, as organizações têm realizado muitas alterações em seus quadros de estrutura organizacional. A nova cultura de incentivo horizontal emprega o trabalho em equipe e diminui níveis hierárquicos, motivando seus colaboradores e comprometendo-os com os resultados do grupo. Em função disso, o mercado passou a buscar profissionais cujas características pessoais incluam a facilidade de relacionamento interpessoal e exercer atividades em grupo. Não basta contratar talentos, eles precisam atuar em sinergia.

Alvo

v  Liderança

v  Comunicação

v  Empowerment

v  Feedback

v  Motivação

v  Estratégia

v  Diversidade

v  Tempo

v  Foco na solução

v  Sinergia

Por outro lado, dentro das organizações a cobrança sobre os executivos por resultados acima da média está sendo cada vez mais constante. Isto independe do tamanho da organização. Por este motivo é muito importante que estes profissionais saibam atrair, desenvolver e reter equipes de alta performance. Tratamos nos outros artigos por várias características de uma Equipe de Alta Performance, porém de nada adianta todo este conhecimento e habilidade para se criar e reter um time como este se o líder não tiver a atitude para fazer, ou seja, de colocar todo este aprendizado em prática.

 

Outro ponto importante dentro da organização é a troca de informação. Quando a comunicação existe e é realizada com qualidade abrem-se portas para solução de problemas e dificuldades com simplicidade e criatividade.

Nesse sentido, é importante compreender que os desafios organizacionais devem ser compartilhados e interligados entre todos os membros da empresa pois profissionais que não compreendem aquilo que é esperado deles tem pouca chance de alcançar os resultados desejados. Mais do que compartilhar ideias, é preciso que haja interação entre todos os membros bem como o reconhecimento da interdependência dos mesmos em prol dos resultados.

Um ambiente aberto a comunicação permite que as pessoas sintam-se respeitadas, comprometidas e satisfeitas por estarem contribuindo e participando ativamente dos processos. A boa comunicação é essencial para o sucesso de qualquer organização porque ‘contamina’ as pessoas com alegria e otimismo. Sem isto dificilmente uma empresa conseguiria superar seus desafios e se manter no mercado de maneira sustentável e duradoura.

Por fim as organizações, para se destacarem das demais,  devem criar ambientes saudáveis que promovam e suportem a formação de equipes com profissionais criativos, inovadores e motivados com foco e busca constantes por resultados acima da média.