12 Flares Twitter 3 Facebook 5 Google+ 3 Pin It Share 0 LinkedIn 1 12 Flares ×

 

O papel do líder na formação e condução da equipe

 

Para uma equipe de alta performance, a paixão pelo resultado é essencial e isso só será alcançado com o exemplo que vem do líder, aquele que compartilha com a equipe a essência do pensamento da organização, que traduz a missão, a visão e os valores daquela empresa e os aproxima da ação dessa equipe. Quando esses princípios são compartilhados apenas entre os componentes da alta direção de uma empresa, não se pode exigir que as demais escalas hierárquicas os absorvam e ponham em prática.

Além disso, é esse líder educador que vai instaurar a saudável prática do feedback, com a finalidade de provocar a melhoria constante nas equipes que lidera. O investimento em educação reforçará as melhores práticas de desenvolvimento e isso trará, aos membros de cada equipe, a percepção de que necessitam para entender o valor da sua atuação individual, de sua contribuição para o trabalho do outro e da contribuição do trabalho de todos para o objetivo maior daquele time.

Apontando

O líder dos tempos atuais possui uma visão ampla, ele enxerga além de resultados e tem claro que é dele a missão de motivar, inspirar e envolver sua equipe em um objetivo comum.

A grande sacada do líder está em saber enxergar individualmente os membros de sua equipe, levando em consideração os perfis comportamentais e respeitando os limites de cada um.

 

Caminhos para a alta performance

A seguir, algumas maneiras de se liderar uma equipe com vistas a atingir a alta performance, extraídas e adaptadas do texto de Jason Hiner, editor chefe da TechRepublic, comunidade virtual onde ele escreve sobre pessoas, processos e inovações tecnológicas. Para Hiner, é possível destacar 05 caminhos principais:

 

1. Não forneça todas as respostas: Você não tem o monopólio de todas as boas ideias. Quando membros da sua equipe lhe perguntarem o que fazer sobre uma situação, devolva a pergunta, instigando-os. Apesar de uma possível surpresa inicial, depois de um tempo eles irão começar a trazer sugestões. Essa é uma ótima tática porque são eles que lidam diretamente com as situações e clientes e você necessita que eles extraiam todos os detalhes, discutam e estejam mais bem preparados para tomar as decisões mais acertadas na prática.

2. Designe as pessoas para aquilo que desperta paixão nelas: Não cometa o erro de manter uma pessoa em um time ou cargo apenas porque ela já faz aquilo há muito tempo, especialmente se você já identificou que ela tem paixão e aptidão para fazer outra coisa. Se a equipe tem um membro que não está alinhado com a energia geral do time, procure descobrir qual sua paixão e invista nesse membro, migrando-o para uma atividade em que possa ter mais afinidade. E quanto menor a experiência na nova atividade, melhor. A paixão será o combustível para que ele aprenda e cresça.

3. Evite apontar culpados em público: Se um projeto não está indo como planejado e houve falhas, não cometa o erro de apontar culpados em público. O ideal é conversar individualmente com as pessoas, apresentando o que se espera dela, o que saiu errado, o histórico de acertos e possíveis soluções para que ela não cometa o mesmo erra no futuro. Se você culpa um membro publicamente, irá criar uma atmosfera de medo e tolher a proatividade e a criatividade, tão importantes para a inovação.

4. Busque consenso e antecipe possíveis mudanças: Se você está planejando uma mudança no curso das atividades da equipe, antecipe possíveis mudanças e, de preferência, reúna seu time para um brainstorming e levante as opiniões do grupo sobre novas possibilidades de se fazer alguma atividade. Algumas situações de mudanças bruscas são inevitáveis, mas sempre que possível, antecipe os cenários e explique todas as razões.

5. Confie na sua equipe e faça com que todos saibam: Uma das melhores coisas para uma equipe é saber que seu líder tem confiança nas pessoas que compõem essa equipe. Faça com que seus liderados saibam e sintam que você confia neles e em sua habilidade para o trabalho, para a solução de problemas e para atender às demandas dentro do prazo. Caso haja alguém que destoe de sua crença, resolva individualmente.

No próximo artigo trataremos sobre o papel do profissional na composição de uma equipe de alta performance.